PRIMAVERA: O TEMPO CERTO PARA COMEÇAR A SUA HORTA Publicado 27/09/2021
PRIMAVERA: O TEMPO CERTO PARA COMEÇAR A SUA HORTA

 

O Brasil é um país de muita diversidade climática, por isso, as hortaliças se adaptam de maneira diferente no calendário de acordo com cada região. Se você quer começar a sua horta nos meses de outubro, novembro e início de dezembro, saiba o que é mais adequado para o lugar onde você mora. A primavera é uma estação de transição, já que marca a passagem entre o inverno e o verão. Este período é caracterizado por grandes mudanças em relação às temperaturas e ao regime de chuvas. 

 

 

Por que plantar na primavera?

 

A primavera é considerada a melhor época para o plantio, já que possui bastante luminosidade e um clima ameno para que os brotos consigam resistir melhor à incidência de sol. Geralmente, os dias e as noites possuem a mesma duração e a planta consegue ser exposta pelo tempo necessário para a floração.  

Os efeitos de temperatura, calor, umidade  e, principalmente, a  exposição à luz natural interferem no desenvolvimento das plantas, e a primavera, por ser uma estação mais equilibrada, torna-se ideal para você se aventurar e dar início a sua horta.

 

 

O que plantar na sua região?

 

Com o clima mais ameno na Região Sul, essa época é excelente para o plantio das seguintes hortaliças nos meses de outubro a dezembro: abóbora, cenoura, melancia, mostarda, tomate e pimentão. 

 

 

Orientações quanto ao solo

 

Existem dicas fundamentais para preparar o solo da sua futura horta: escolha o local adequado, elimine todas ervas daninhas e faça o seu controle frequentemente. Se o terreno estiver com muita “sujeira”, limpe-o melhor com o auxílio de uma roçadeira elétrica. É mais rápido e prático, além de ajudar no desenvolvimento e na produtividade do seu cultivo. O solo deve ser bem drenado, visto que terrenos encharcados e pesados impedem a respiração das raízes, o que pode ocasionar doenças e morte das mudas.

 

 

É preciso adubar?

 

Certamente. Você precisa adubar muito bem o seu solo periodicamente. Nessa etapa, uma boa dica é misturar um pouco do fertilizante com o solo, como forma de prepará-lo para o próximo passo, a plantação. Sempre que possível, é bom optar por adubos orgânicos, caseiros ou até mesmo por esterco de animais. 

Quando for fazer a adubação, é só espalhar o fertilizante escolhido por cima da terra já mobilizada e, depois disso, revolver todo o solo para que o fertilizante possa ser absorvido por completo. Se a opção for por algum fertilizante líquido ou mesmo para umidificar o solo e, posteriormente, o cultivo, recomenda-se o uso de um pulverizador à bateria para facilitar a distribuição do produto de maneira mais homogênea.

 

 

Luminosidade e água

 

O local escolhido deve ser ensolarado, pois as hortaliças são plantas de crescimento rápido e, por essa razão, necessitam de muita luz para crescerem fortes e saudáveis, geralmente, precisam de 8 a 10 horas de luz. 

Além disso, o local deve estar próximo de uma fonte de água de qualidade e em quantidade suficiente. O local escolhido deve ter uma barreira protetora, natural ou feita com arbustos, contra o vento, que pode levar ao consumo de mais água, além de estragar as folhas das mudas. 

Dica muito importante: a sua horta deve estar bem cercada e protegida contra o acesso de animais que podem querer escavar no local ou fazer as suas necessidades, contaminando o seu cultivo. 

 

 

Pronto para começar sua horta?

 

Seja uma pequena horta caseira seja uma horta maior, você precisa seguir boas orientações e ter alguns equipamentos leves para auxiliar na sua manutenção e, assim, cultivar suas hortaliças e temperos de maneira correta. Não é nada muito difícil ou impossível, basta que se siga o passo a passo e se tome todos os cuidados necessários.

Então, pronto para começar a sua horta?

 

Respeitamos a sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceito