Irrigação – principais componentes do sistema - Parte IV Publicado 03/11/2021
Irrigação – principais componentes do sistema - Parte IV

Ainda sobre irrigação

 

Nos artigos anteriores, falamos sobre o conceito, tipos de sistemas e métodos, vantagens e políticas. Na sequência, gostaríamos de convidá-los a um conhecimento bem mais específico, ou seja, conhecer quais os componentes e os acessórios que fazem parte de um sistema de irrigação por aspersão. Boa leitura!

 

 

Aspersores 

 

São os responsáveis por lançar o jato de água no ar, fracionado em gotas, que cairão sobre o terreno em forma de chuva. Podem ser de giro completo ou do tipo setorial, usado em áreas periféricas do campo ou sob condições especiais. Quanto ao ângulo de inclinação do jato com a horizontal, podem ter uma inclinação de 20 a 30°. Normalmente são caracterizados pelo diâmetro de seus bocais. Para cada combinação de pressão e diâmetro de bocais, obtemos vazões por aspersor, com diferentes diâmetro e intensidade de precipitação.

 

 

Tubulação 

 

Na aspersão convencional, o sistema é formado pelo acoplamento de vários tubos, normalmente de alumínio, aço, cimento amianto, aço zincado, alumínio e PVC rígido, que fazem a condução da água da motobomba até os aspersores. O comprimento padrão dos tubos é de 6 metros e o diâmetro varia entre 50 e 200 mm. O peso, a pressão de serviço e a espessura da parede variam de acordo com o material de que são constituídos. O conjunto de tubulações constitui-se da linha principal e das linhas laterais. A principal conduz água da motobomba até as linhas laterais e normalmente são fixas. As laterais conduzem água das principais até os aspersores, ou seja, são as linhas nas quais estão instaladas os aspersores. Nestas linhas, devem-se usar tubulações leves com engates rápidos. 

 

 

Conjunto Motobomba

 

É de fundamental importância no sistema. A bomba normalmente utilizada é do tipo centrífuga de eixo horizontal. Quando se usa água subterrânea, utiliza-se a bomba do tipo turbina para poços profundos. Os motores são elétricos, a diesel ou utilizam outros combustíveis.

 

 

Acessório

Os acessórios mais comuns, usados no sistema de irrigação por aspersão são: tubos de subida com tripé e rosca externa e com tripé e engate para a válvula de aspersor; acoplamentos, registros, válvulas de linha, válvulas para aspersor; curvas de derivação para a lateral com engate rápido; saída para aspersor com luva; tampões, reduções, braçadeiras, cotovelos ou derivações, etc.

 

 

Classificação dos aspersores 

 

Os aspersores constituem-se nas peças principais de um sistema de aspersão. Têm a finalidade de pulverizar o jato de água, proporcionando a aplicação da irrigação na forma de chuva. Eles podem ser estacionários ou rotativos. Em geral, são classificados em:

 

Impacto: giram em torno da posição onde estão montados. Esses emissores aplicam água em uma área circular ou em setores pré-definidos. O jato d’água sai pelo bocal e atinge um braço que faz o emissor se deslocar contra a ação de uma mola, permitindo que o conjunto gire. O diâmetro do círculo a ser molhado depende do diâmetro do bocal e da pressão de serviço do aspersor. 

 

• Spray: a água sai por um orifício vertical e atinge uma base que pode estar fixa, girar, ser lisa ou conter arranhaduras. A água é aplicada em plano horizontal e cobre um círculo total. Esse sistema opera em baixas pressões e por isso apresenta um alcance menor do que os aspersores de impacto. É muito empregado em pivô central e sistemas lineares. 

 

• Rotor: possui um conjunto de turbina e de engrenagem que faz o aspersor girar lenta e continuamente. Pode operar com círculo total ou parcial e, costumeiramente, é empregado em jardins e gramados. Necessita de sistema de filtragem. 

 

 

Modelo de aspersor mais adequado

 

Não existe um tipo de aspersor melhor ou pior. Cada modelo é mais adequado para as necessidades de determinada cultura, área de plantio e sistema de irrigação. O método de irrigação por aspersores é muito versátil, uma vez que não se limita aos espaçamentos de plantio nem a apenas um ou dois tipos de cultura. Inclusive, hoje estão presentes em lavouras, pastagens e outros locais que exijam molhamento intenso e uniforme. 

 

 

Comece o seu projeto de irrigação por aspersão

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre a irrigação por aspersão, não deixe de falar com os nossos especialistas e agende uma visita para estudarmos a sua necessidade. Entre em contato conosco pelo telefone 54 3242-9340. 

 

Respeitamos a sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceito